sexta-feira, 2 de março de 2012

O estilo de Provença

Simples coisas podem despertar a memória, seja ela já vivida ou ainda planejada. Os momentos bons ficam marcados com intensidade na vida. Esses sentimentos podem se instalar em objetos que remetem recordações.
Traduzindo isso a mobiliário, observamos varias tendências que resgatam essa sensação. Dentre elas os móveis de época, que trazem nas suas formas e cores a história.
Um dos estilos mais conhecidos nessa tendência é o Luis XV. Nascido em 1730 e 1750-60, na França, durante a regência do rei Luis XV. Originou-se da junção de dois estilos: o rococó e o barroco. Os móveis possuem características femininas, com curvas sinuosas e elementos decorativos como motivos florais e vegetais. O mobiliário era luxuoso e elegante.

Cobiçando os móveis da realeza, uma região ao sul da frança, Provença, também da origem a um novo estilo. Tratava-se de uma versão mais econômica da mobília real. Os móveis eram feitos de madeira barata e reparada por uma mistura de gesso e cola (gessocré). Recebiam menos adornos e ganhavam um aspecto mais rústico.
Estampas listradas e florais miúdos também são características desse estilo. Os móveis geralmente eram de cores claras, como o branco, azul claro e verde claro. Muitas vezes faziam-se pinturas com motivos florais nas portas e gavetas. Resultando em um efeito de delicadeza e simplicidade.
A pátina, aplicada como tinta, com o passar do tempo, sofria desgaste e o móvel ficava com falhas na pintura, foi assim então, que o estilo ficou conhecido. Porém, só passou a ter status de elegância quando Maria Antonieta, rainha da frança e esposa do Rei Luis XVI, adotou a decoração.
O estilo continua em alta, trata-se de uma verdadeira tendência no mundo do design e da decoração.
inspire-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário