quinta-feira, 4 de abril de 2013

Se Preparando para o inverno!

Quem mora na região sul do Brasil entende bem o que é sentir frio. No inverno, o Rio Grande do Sul tem variações de 3º a 18ºC, com baixas de até -10ºC. A média mais baixa do país.
  

Para enfrentar todo esse frio, uma boa sugestão é ter uma lareira em casa. O mercado oferece vários modelos, com diferentes designs, cores e materiais, o que fica cada vez mais acessível ter uma e com melhor desempenho e qualidade. Conheça quatro tipos:

Lareira à lenha

A tradicional lareira à lenha pode ser feita de alvenaria ou de metal, comprada pronta ou sob medida. Ambos os tipos precisam da orientação de um profissional para instalação correta da canalização da fumaça. A de alvenaria deve ser projetada por um arquiteto, que definira o tamanho do aparelho de acordo com a extensão do ambiente para que haja uma melhor distribuição de calor e eficiência do produto.








Lareira à gás

Com um ar contemporâneo, as lareiras a gás são indicadas para apartamentos, pois não precisam de tubulação vertical. Podem ser feitas de alvenaria ou chapas de aço. O acendimento é automático que pode ser acionado por um controle remoto, assim como a temperatura.
Há modelos que são à gás GLP (boutijão) ou GN (gás natural). Esse tipo de lareira possui um sensor de segurança que tranca a saída do gás se a chama apagar.








Lareira elétrica

Com o mesmo sistema de aquecedores, a lareira elétrica depende apenas de uma tomada. É ecolocagicamente correta, não produzindo gás carbonico. Como não há queima, imagens em 3D simulando fogo são exibidas na tela da lareira. Outros modelos possuem toras de cerâmica que também simulam madeira e fogo.
Este tipo de lareira tira a umidade do ambiente, por isso é importante deixar um recipiente com água no local, um vaso ou um aquário.





Lareira ecológica

O funcionemento da lareira ecológica é feita por um biofluido a base de etanol que não produz fumaça nem cheiro. Emite menos CO2 que a respiração de uma pessoa. O recipiente de queima é feito de aço inoxidavel. Um litro do biofluido pode alimentar a lareira por 2 a 4 horas de acordo com o tamanho do aparelho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário